Em 1997, os clubes fizeram o jogo mais importante da história do confronto. Válido pela final da Champions, alemães e italianos fizeram uma boa partida que resultou no primeiro título da competição para o Borussia. A Juve era a atual campeã, e buscava o bicampeonato seguido, o terceiro da história.
O Borussia vinha de uma grande classificação diante o Manchester United e a Juve bateu o Ajax na reedição da final da temporada anterior nas semifinais.
A decisão foi em Munique e a cidade trás um dado histórico: Toda final de Champions em Munique tem um campeão inédito. E foi isso que aconteceu na final de 97.
O Borussia tinha craques como Matthias Sammer, Paulo Sousa e o atacante Riedle e a Juve contava com Del Piero, Zidane, Peruzzi, Deschamps, Jugovic, Boksic e Vieri.
A partida foi nervosa e os auri-negros viam o jogo como oportunidade de se vingar da derrota sofrida na Copa da Uefa em 1993. Jogando na Alemanha, mas na casa do Bayern, o Dortmund transformou o Estádio Olímpico de Munique em um caldeirão auri-negro.
O Borussia foi superior na partida toda e conseguiu desestabilizar os italianos ao marcar dois gols em 5 minutos. Riedle marcou os dois primeiros gols da partida para o Borussia. O primeiro gol foi marcado após a bola cruzada para a área escapar de seu domínio e ele chutar do jeito que deu para vencer o goleiro Peruzzi. O segundo gol foi marcado após uma cobrança de escanteio. O mesmo Riedler subiu mais que todo mundo para empurrar a bola para o gol!
A Juve diminuiu com Del Piero , que aproveitou a boa jogada na lateral do campo e só completou, para o gol, o cruzamento, aos 20 minutos do segundo tempo.
Mas cinco minutos depois, o Borussia “matou” o jogo. Richen puxou o contra-ataque e tocou por cobertura na saída do goleiro para fazer 3 a 1 Dortmund!
Ao final do jogo, Dortmund e Munique estavam em festa! Borussianos comemoravam o título por todas as partes da Alemanha e até Munique estava preta e amarela.
Ficha técnica:
Borussia Dortmund 3×1 Juventus
Competição: Uefa Champions League
Fase: Final
Local: Estádio Olímpico de Munique
Data: 28/05/1997
Escalações:
Borussia : Stefan Klos ; Jürgen Kohler, Matthias Sammer, Martin Kree, Stefan Reuter, Paul Lambert, Paulo Sousa, Jörg Heinrich, Andreas Möller , Karl-Heinz Riedle , Stéphane Chapuisat
Juventus: Angelo Peruzzi ; Sergio Porrini, Ciro Ferrara, Paolo Montero, Mark Iuliano, Angelo Di Livio, Vladimir Jugović, Didier Deschamps, Zinedine Zidane, Alen Bokšić , Christian Vieri
Técnico: Marcelo Lippi
Nenhum comentário:
Postar um comentário