sexta-feira, 29 de maio de 2015

Jogos históricos: Santos 5×2 Fluminense - Brasileiro 95

Há mais de 20 anos atrás, em 1995, os clubes realizaram um dos jogos mais marcantes do Brasileirão. Pela semifinal do torneio, o Santos foi goleado pelo Flu no Rio de Janeiro por 4 a 1 e precisava golear os cariocas para disputar a final, que seria contra o Botafogo.
O alvinegro paulista tomou a iniciativa e em um Pacaembu que só não estava lotado porque o Tobogã estava interditado, abriu o placar com Giovanni, que só estava dando o primeiro passo da brilhante partida que faria. O gol foi marcado de pênalti. Minutos depois, o meio campista fez o seu segundo gol na partida e antes dos 30 minutos do primeiro tempo, o Santos vencia o Tricolor Carioca por 2 a 0. Esse foi o placar do primeiro tempo e ainda não garantia o Santos na final do Brasileirão. Os jogadores permaneceram dentro de campo durante o intervalo da partida.
Se no primeiro os paulistas foram com todas as forças para o ataque, na etapa final não foi diferente. Logo aos 5 minutos, Giovanni fez bela jogada e tocou a bola para Macedo fazer o terceiro gol do Santos e explodir o Pacaembu. Mas um minuto depois, Rogerinho diminuiu para o Tricolor.
O gol não abalou os paulistas que conseguiram fazer mais gols. Primeiro com Camanducaia, em mais uma jogada de Giovanni, que brigou pela posse de bola dentro de sua área de ataque e  depois com Marcelo, que recebeu um passe de calcanhar de Giovanni e fez um golaço em um chute de fora da área. O Fluminense precisava fazer mais dois gols e só conseguiu um com Rogerinho, novamente.
Como o regulamento favorecia um resultado agregado a favor do Santos, o clube do litoral de São Paulo se classificou para a final do Campeonato Brasileiro de 1995 e terminou a competição com o vice-campeonato, após perder o título para o Botafogo.

Escalações
Santos: Edinho; Marquinhos Capixaba, Narciso, Marconato e Marcos Adriano; Gallo, Carlinhos, Giovanni e Marcelo Passos (Pintado (Marcos Paulo)); Camanducaia (Batista) e Macedo.
Técnico: Cabralzinho.
Fluminense: Wellerson; Ronald, Lima, Alê (Gaúcho) e Cássio; Vampeta, Otacílio, Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Valdeir (Leonardo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário