terça-feira, 21 de novembro de 2017

Jogos históricos: Palestra Italia 8x0 Corinthians - Campeonato Paulista 1933


Em 1933, Palmeiras (ainda com o nome de Palestra Italia) e Corinthians fizeram um dos jogos mais importantes da história quase centenária de um dos maiores clássicos do mundo. O Verdão aplicou 8 a 0 no Alvinegro por dois torneios, o Campeonato Paulista e o Torneio Rio São paulo, nos quais foi campeão. 1933 também foi o primeiro ano em que o futebol passou a ser profissional no Brasil.

O Palestra já havia goleado por 5 a 1 o rival no primeiro turno e tinha o clássico, já um dos mais importantes do Brasil desde aquele período, para seguir em busca dos títulos nos torneios que disputava. E o jogo foi mais tranquilo do que se esperava naquela tarde.

Logo com sete minutos de jogo, o Palestra abriu o placar com Romeu Pelliciari, marcando um golaço em um sem pulo, de primeira. O mesmo Romeu mostrou que estava inspirado e fez mais um gol na partida, mas dessa vez driblando todo o time, inclusive o goleiro, e entrando com bola e tudo, isso com 30 minutos de jogo. Para coroar o primeiro tempo mágico, Romeu chutou de fora da área e fez mais um golaço. 3 a 0 com o time da casa jogando muito bem e não dando chances ao Corinthians.


O segundo tempo começou com mais um gol do Verdão. Logo com um minuto, Gabardo fez o placar clássico se tornar uma goleada e novamente aos sete minutos, mais um gol palestrino e com Romeu mais uma vez. 5 a 0 para o time da casa!

O Corinthians estava perdido em campo e só via o Palestra atacar. O goleiro do Verdão pouco aparecia em campo e a torcida estava eufórica. Ficou mais ainda quando Imparatto fez o sexto gol e logo depois o mesmo jogador ainda fez outro, mas o juiz anulou de forma polêmica, revoltando a todos. Mesmo assim, Imparatto fez o sétimo  e o oitavo gol do Alviverde para completar a festa e fechar o caixão do Corinthians, que teve toda a sua diretoria sendo demitida/se demitindo no dia seguinte. Provavelmente foi a única vez que uma diretoria inteira de um time de futebol saiu após uma derrota.

O Palestra, em seguida, foi campeão do Paulista e do Rio São Paulo daquele ano, corando um dos anos mais importantes da história do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário